WhatsApp Administrativo: (35) 99252.8624

WhatsApp Comercial: (35) 9738.7874

Blog – Nacional Log

Confira como funciona a operação de transporte de cargas dedicado

quinta-feira, 16 fevereiro 2023

O transporte de cargas dedicado é aquele que atende exclusivamente uma única empresa por operação, mesmo que a carga não preencha todo espaço do veículo. Ou seja, o cliente que o contrata, não compartilha o caminhão com mercadorias de outros clientes, além de não ocorrer paradas durante o trajeto de entrega.

Dessa forma, a modalidade de cargas dedicada é geralmente contratada para realização de entregas emergenciais, ou para movimentação de produtos que não podem dividir o compartimento do veículo com outros de características completamente diferentes. Dado que, esses itens poderiam contaminar ou ser contaminados, como por exemplo, os produtos alimentícios. 

Posto isso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a operação de transporte de cargas dedicado. Confira:

Como funciona o transporte de cargas dedicado ?

A modalidade de transporte dedicado é costumeiramente voltada para as empresas que carecem de operações logísticas exclusivas. É importante ressaltar que neste caso, não é obrigatório que o espaço do veículo seja todo preenchido.  

Sendo assim, um dos segmentos que mais utiliza o transporte dedicado são as companhias que comercializam frutas, verduras e legumes. Isso porque, as características dessas mercadorias não permite que seja compartilhado o espaço com qualquer outro tipo de produto. 

Em função disso, as transportadoras que atuam com esse tipo de transporte, direcionam um de seus veículos para atender às demandas do cliente. Além disso, existe a possibilidade de customização da carroceria do caminhão com a marca do cliente, ou ainda, anúncio específico de algum de seus produtos. 

Há também a possibilidade de transportar diferentes tipos de itens utilizando o mesmo veículo, desde que seja do mesmo cliente. Entretanto, para isso, deve-se considerar alguns aspectos como, por exemplo, se os produtos possuem características similares, que possuam restrições e que não seja necessário cuidados especiais.

Neste tipo de operação não existem paradas intermediárias, isso significa que o veículo sai do centro de distribuição ou armazém e segue diretamente para o seu destino final. 

Exclusividade e cuidados específicos 

Na operação dedicada entende-se que o produto tem suas próprias características e por isso, requer logística e transporte de acordo com suas especificidades. Logo, é recomendado a adoção de fatores como iluminação, ventilação e temperatura conforme as exigências de cada mercadoria, a fim de que garantir que seu transporte seja realizado de modo adequado e eficiente. 

Ademais, existem outros cuidados a serem tomados para garantir maior segurança como um todo, pensando não somente na operação, mas também na população e no meio ambiente. Dado isso, a movimentação adequada e exclusiva, alinhada com os cuidados específicos, auxilia na proteção de todos os envolvidos. 

Personalização 

Quando falamos em personalização, certamente este é um ponto positivo para quem deseja vantagem competitiva no mercado. Pois, com a personalização dos equipamentos e dos veículos com a marca da empresa, de algum produto ou simplesmente com uma promoção de sazonalidade, assegura uma importante estratégia de marketing, o qual resulta em maior visibilidade. 

Devido a isso, esse é considerado um investimento relevante para muitas empresas, ainda mais por se tratar de uma ação de marketing com alto índice de efetividade. Em virtude que, chamará a atenção dos potenciais consumidores, que terão a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos antes mesmo de adquiri-los. 

Relação custo-benefício

As entregas dedicadas geram ótimo custo-benefício seja para o transportador, como para o embarcador. Além do mais, existem outras vantagens cruciais como, por exemplo:

  • Diminuição no consumo e dos custos com combustível;
  • Melhor aproveitamento do espaço do caminhão;
  • Menor custo de mão de obra e ferramentas;
  • Redução em algumas cobranças de taxas de transportes.

Diante disso, compreende-se que o transporte dedicado é um serviço fundamental para empresas que precisam de logística exclusiva e personalizada. Por essa razão, é uma modalidade que proporciona maior assertividade das demandas, porém, requer a utilização de um planejamento adequado e eficiente.

Dúvidas?

Entre em contato conosco