WhatsApp Administrativo: (35) 99252.8624

WhatsApp Comercial: (35) 9738.7874

Blog – Nacional Log

Entenda como funciona o transporte de cargas multimodal

quarta-feira, 26 outubro 2022

É comum que existam operações que utilizam diversos meios de transporte para a locomoção de produtos e materiais, o qual é conhecido como transporte multimodal, que possibilita entregas de forma mais eficiente. 

Sendo assim, sua principal finalidade é reduzir custos e diminuir o tempo de entrega, a partir da utilização de dois ou mais modais de transporte para a movimentação de mercadorias. Logo, esse tipo de operação pode aliar o uso de caminhões, motos, navios, aviões, helicópteros, trens ou qualquer outro meio de transporte, no intuito de garantir que os produtos cheguem com maior segurança e qualidade no destino final. 

Só para exemplificar, uma carga que chega do exterior e que será entregue no interior do Brasil, precisará de pelo menos dois modais para cumprir esse objetivo. Supondo que a mercadoria venha de avião, para completar a entrega, a mesma seguiria de caminhão. 

Diante disso, para entender mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o transporte de cargas multimodal. Confira:

Afinal, como funciona o transporte multimodal?

De modo geral, essa operação compreende a condução de mercadorias até o destino final com a utilização de mais de um tipo de veículo. Ou seja, caminhões, navios, aviões ou outro tipo de transporte, conforme variantes como o tipo de carga e o prazo de entrega. Entretanto, a definição dos modais devem ser feitas durante o planejamento, a fim de haja conformidade com o negócio. 

Neste sentido, o transporte multimodal é feito apenas com uma pessoa jurídica, isto é, firmando só um contrato. Sendo este, o Operador de Transporte Multimodal (OTM), que deve ser habilitado pela Agência Nacional de Transportes (ANTT).

Por esse motivo, para garantir maior segurança do processo, é executado sob responsabilidade de um OTM, o qual utiliza meios próprios ou de terceiros, tendo como responsabilidades:

  • Execução de contratos;
  • Possíveis prejuízos decorrentes de perdas;
  • Danos ou avarias às cargas; 
  • Prazos de entregas. 

Entende-se que todas as etapas ficam à cargo do OTM, o que certamente reduz custos, já que o pagamento é referente a um único frete. Além disso, desburocratiza o sistema de transporte, utilizando melhor infraestrutura e ainda, agrega maior valor aos produtos no que concerne ao mercado interno.

Por que utilizar o transporte multimodal?

Com o mercado logístico cada vez mais competitivo e acelerado, a adoção de novas estratégias é imprescindível para sobressair, especialmente, a concorrência. Ainda mais porque, essa modalidade surgiu com a intenção de aproveitar as vantagens fornecidas por cada tipo de transporte, sendo então, uma ótima alternativa para empresas que carecem de flexibilidade e agilidade em seus processos. 

Dessa forma, ela é utilizada principalmente para atividade de importação e exportação de mercadorias. Dado que, costumam chegar ao Brasil pelos modais marítimos e aéreo e para se locomover dentro do país é necessário recorrer a outro tipo de transporte, como o rodoviário, por exemplo. 

Contudo, mesmo que seja comum a multimodalidade para operações de importação e exportação, a sua aplicação também pode ocorrer na movimentação de cargas realizadas somente em território nacional. Como é o caso de empresas com diversos pólos de atuação e que precisam movimentar cargas entre as bases, e muitas vezes utilizam dois meios de transporte para isso. 

Benefícios do transporte multimodal

Primordialmente, além de otimizar os prazos de entregas, com a combinação de modais, proporciona maior controle dos custos logísticos das mercadorias. Embora, para garantir essa eficiência no processo, é crucial definir um passo a passo, verificar as dimensões dos materiais transportados e quais são os prazos estabelecidos. Pois, assim, propicia a identificação dos melhores veículos e assegura a qualidade dos serviços prestados, além da segurança dos itens durante o trajeto. 

Ademais, com a popularização da multimodalidade, o governo brasileiro instituiu uma lei que visa padronizar e garantir a segurança desse tipo de transporte, pela Lei 9.611/98. O qual determina uma série de regras, entre as quais destaca-se a autorização de um documento único para cargas movimentadas a partir dessa operação. A medida prevista em lei, otimiza as questões burocráticas. 

Além disso,vale ressaltar que outros benefícios oferecidos pelo transporte multimodal são:

  • Maior eficiência nos processos logísticos;
  • Redução de custos na transferência de cargas;
  • Praticidade e menos burocracia na transferência de carga entre veículos;
  • Otimização no prazo de entrega para trajetos considerados complexos;
  • Auditabilidade —  já que o transporte fica sob responsabilidade de um único operador;
  • Empresas devidamente capacitadas e informatizadas no meio logístico.

Portanto, o transporte multimodal é um modal de entrega importante para as atividades logísticas, ainda mais quando se trata de operações com complexidade. Em função de que, oferece benefícios consideráveis para garantir que todas as etapas sejam cumpridas e de forma eficiente.

A Nacional Logística possui soluções logísticas especializadas no transporte multimodal de cargas, com serviços personalizados para atender tudo que sua empresa precisa. 

Dúvidas?

Entre em contato conosco