WhatsApp Administrativo: (35) 99252.8624

WhatsApp Comercial: (35) 9738.7874

Blog – Nacional Log

Saiba o que é e como funciona o transporte aéreo de cargas

sexta-feira, 26 maio 2023

O transporte aéreo de cargas é uma importante modalidade logística de movimentação dos mais diversos tipos de mercadorias. Geralmente, é utilizado para operações que exigem maior agilidade e segurança, fatores que neste caso, outros modais podem deixar a desejar. Com isso, a carga enviada por meio deste modal tem o benefício de chegar ao seu destino de forma mais rápida e com a qualidade desejada.

Outro ponto importante, é em relação às mercadorias que carecem urgência na realização do transporte, como por exemplo, materiais que possuem validade curta, ou ainda, são altamente perecíveis. Essas são algumas das situações que a logística aérea é a mais recomendada, pois assegura maiores vantagens.

Neste contexto, para saber mais sobre este assunto, explicaremos o que é e como funciona o transporte aéreo de cargas. Confira!

Como funciona o transporte aéreo de cargas?

Quando falamos no transporte aéreo de cargas, algumas especificidades são evidenciadas como a agilidade e a segurança. Devido a isso, ele é bastante utilizado no transporte de produtos perecíveis, vacinas, insumos, medicamentos, cargas de alto valor agregado, cargas urgentes, produtos resfriados, suprimentos e matérias primas. 

É importante salientar que em casos de cargas perigosas, deve-se informar previamente a transportadora sobre a natureza das cargas, para que possam providenciar os cuidados, documentação e embalagens necessárias. Além disso, algumas cargas dessa natureza não podem ser transportadas pelo modal aéreo, por causa das restrições referentes à segurança das aeronaves. 

Dessa forma, como a maioria das mercadorias transportadas são sensíveis a diversas questões, é necessário que o ambiente interno do avião garanta as condições de iluminação, ventilação e temperatura, a fim de manter a preservação das cargas. 

Particularidades e segurança

Devido os cuidados específicos no manuseio do transporte aéreo de cargas, algumas medidas de segurança são indispensáveis.

Sendo assim, uma dessas medidas é a etiquetagem. Logo, toda a carga transportada por meio aéreo, deve rigidamente ser identificada com informações como: Remetente/Destinatário/Destino. Além do mais, é necessário dispor de avisos como: frágil, vidro, transportar na horizontal, empilhar no máximo x de volumes, entre outros. A partir disso, evitam-se problemas com avarias dos produtos, extravios e violações de embalagens. 

Assim como ocorre na maioria das modalidades de transporte de cargas, a preocupação com a segurança é algo constante. Por isso, é comum que seja disponibilizado o sistema de rastreamento de cargas, com informações atualizadas e em tempo real, do embarque ao desembarque, o que certamente facilita a localização em trânsito.

Acessibilidade em áreas remotas

O modal aéreo consegue alcançar e atender regiões distantes e remotas, ainda mais em países com grande extensão territorial como no Brasil. 

Neste sentido, pensando em atender as áreas de difícil acesso, é necessário que as aeronaves tenham capacidade de adaptação, considerando o fato de que as distâncias percorridas normalmente são grandes. Isso porque, existe a possibilidade de algumas aeronaves adaptarem seus espaços internos de armazenagem de cargas a fim de acomodar cada mercadoria dentro das características de cada uma. 

Tipos de cargas indicada para o modal aéreo

Cargas urgentes – Alguns tipos de cargas exigem urgência na sua entrega, seja pela natureza do produto, ou ainda, pelos prazos negociados. Entre essas demandas podemos citar:

  • Alimentos perecíveis;
  • Flores e arranjos, especialmente os considerados exóticos;
  • Vacinas e medicamentos, ainda mais em casos de epidemia ou pandemia;
  • Jornais, revistas e periódicos, com circulação em determinadas datas;
  • Equipamentos de medicina e de primeiros socorros;
  • Insumos hospitalares;
  • Órgãos para transplantes;
  • Cargas resfriadas ou congeladas.

Cargas valiosas – ou de alto valor agregado, enviadas por meio do modal aéreo por conta da maior segurança proporcionada. 

  • Metais ou pedras preciosas;
  • Jóias;
  • Máquinas e componentes eletrônicos de tecnologia;
  • Obras de arte.

Cargas restritas – algumas cargas são consideradas restritas e perigosas. Dessa maneira, quando em pequenos volumes são transportadas pelo transporte aéreo de cargas, com acondicionamento especial para que mantenha devidamente a segurança. 

  • Produtos que podem causar contaminações;
  • Agrotóxicos;
  • Produtos químicos de uso controlado;
  • Isótopos radioactivos;
  • Materiais explosivos.

Seguro para o modal aéreo

Mesmo as mercadorias enviadas pelo modal aéreo, recomenda-se que para tornar as operações ainda mais seguras e confiáveis, a contratação do seguro de cargas direcionada para o transporte aéreo de cargas.

Ainda mais porque, algumas mercadorias possuem especificidades valiosas, perigosas, delicadas e urgentes. Isso significa que precisam de cuidados especiais, principalmente no que concerne a manutenção da integridade dos produtos e consequentemente a fim de que não haja prejuízos. E lembre-se que a contratação do seguro evita surpresas desagradáveis. 

Portanto, o transporte aéreo de cargas é um dos principais modais para a movimentação de produtos com condições especiais, uma vez que garante maior agilidade e segurança. Além disso, é ideal para entregas em localidades distantes e de difícil acesso e com prazos apertados. 

A Nacional Log atua com o transporte aéreo de cargas sempre com segurança e agilidade, alinhado com as tecnologias que promovem maior eficiência nas operações. 

Dúvidas?

Entre em contato conosco